Pioneiro

Equipa de Animação da III, Pioneiro.
Se o teu agrupamento ainda não faz parte da listagem dos agrupamentos do blog, envia um mail a reclamar e a informar o número e nome do Agrupamento. pioneirospcb@gmail.com

Canhotas

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Projecto Viver uns pelos Outros 2009

Caros Chefes e Pioneiros:

 Passado um ano da Secretaria Pedagógica para a III Secção da Região de Portalegre e Castelo Branco promover o Projecto Viver Uns Pelos Outros, é necessário fazer pela sua continuidade.

Como tal e ainda a tempo de todos os grupos de Pioneiros da nossa Região o realizarem, relembramos o que foi proposto no ano anterior.

-        Ficou assente todos os grupos de Pioneiros participantes na actividade realizarem nos anos seguintes (2008  e 2009) o projecto igual ao vencedor.

-        Ficou ainda aberta a possibilidade e o dever de todos os grupos Pioneiros da nossa Região realizarem esse mesmo projecto.

-        O Projecto vencedor foi o Projecto Natal é Partilha do Grupo de Pioneiros do 170 da Sertã. (Segue relatório da actividade em anexo).

-        Os prazos vão começar a apertar e se querem pedir ajuda, a outras secções do vosso agrupamento é a altura.

-        Podem ainda fazer chegar perguntas ou dúvidas ao grupo vencedor do Projecto.

-        O agrupamento 170 compromete-se a facilitar dentro dos prazos, logos e imagens do projecto.

 Assim sendo, e contando com a colaboração de  todos os Agrupamentos da região apelamos aos dirigentes da Secção, para motivar os jovens Pioneiros, para que o  projecto não fique na gaveta, podendo assim dignificar o bom nome do C.N.E.

 Ajudar o próximo é obrigação de todos os escuteiros. Apelamos aos Chefes e Pioneiros que encarem esta iniciativa como uma oportunidade de fazer crescer o Escutismo, quer no Agrupamento, quer na Região.

Natal é Partilha

 No âmbito natalício, o Grupo Pioneiro do Agrupamento 170 da Sertã realiza, anualmente, uma campanha de solidariedade onde se propõe à sociedade contribuir com géneros alimentares, afim de serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas da paróquia sertaginense.

Esta campanha inicia-se, normalmente, a meados de Novembro e termina na semana antecedente ao Natal.

Esta actividade, integrada no empreendimento do Grupo, foi denominada “Natal é Partilha” acerca de 13 / 14 anos. Para esta campanha, foi criado um logótipo de modo a apelar fortemente ao sentimento de partilha da população. Passados alguns anos, este foi modificado por um outro desenhado por um elemento do nosso Grupo Pioneiro.

Pretendemos, assim, proporcionar uma melhor Noite de Natal a todas as famílias: as que beneficiam do nosso esforço e aquelas que participam e que ganham, deste modo, um espírito de partilha e entreajuda.

Para uma perfeita e bem sucedida realização deste projecto, é-nos exigida uma grande preparação inicial.

Começamos por seleccionar áreas comerciais de géneros alimentícios – pontos de recolha, onde, por equipa, é entregue uma proposta por parte do Grupo e da Junta de Freguesia de adesão à campanha.

Após um acordo de participação entre ambas as partes, o Grupo reúne e procede-se à distribuição dos caixotes previamente forrados a papel de embrulho alusivo ao Natal. Juntamente com estes afixamos panfletos publicitários elaborados por nós cujo exemplar, em tamanho reduzido, anexamos a este relatório.

Para uma melhor transmissão desta mensagem, aproveitando a nossa participação na eucaristia, apresentamos o nosso projecto à população entregando pequenos folhetos associados à campanha.

Durante as semanas seguintes, visitamos regularmente os estabelecimentos e efectuamos uma recolha contínua de modo a que os caixotes estejam sempre disponíveis ao espírito de partilha.

Após toda esta preparação, no último fim-de-semana da campanha, realizamos a actividade propriamente dita e acantonamos na nossa sede.

 Durante este fim-de-semana, distribuídos por equipas, procedemos a uma interacção directa com os consumidores. Distribuímos sacos de modo a apelar à sua solidariedade, que reutilizamos durante a actividade e que, posteriormente, são reciclados.

De seguida, após a recolha total dos caixotes, separamos todos os contributos por género de alimento e consequente contagem.

Possuindo a lista de agregados familiares, os cabazes são preparados, dividindo os alimentos proporcionalmente, tendo em conta o número de adultos e crianças.

Aproveitando uma época de férias escolares e assim, a disponibilidade da maioria dos participantes, é feita a partilha pelas famílias seleccionadas, contando com a ajuda de Caminheiros e Dirigentes possuidores de carta de condução, para uma melhor e mais eficaz distribuição.

É no decorrer de uma campanha como esta que nos apercebemos da importância de que cada Homem se reveste, do valor que este pode representar numa sociedade.

 

Actividade desenvolvida pelo Grupo Pioneiro de 15 a 23 de Dezembro de 2007 integrada na campanha “Natal é Partilha”.

 No dia 15 de manhã, o Grupo reuniu-se na Casa do Escuteiro para a 1ª parte da actividade – campanha directa com os populares.

Cada equipa dirigiu-se a um dos três pontos fulcrais do comércio sertaginense.

À equipa Thomas Edison ficou encarregue o Mini-Preço, à equipa Picasso o Intermarché enquanto a Júlio César ficou no Pingo Doce.

Durante essa manhã distribuímos folhetos informativos e sacos de plástico aos consumidores de cada estabelecimento para que seja mais fácil a contribuição.

Chegando à hora de fecho dos estabelecimentos “voltamos à base” pelo transporte dos nossos Dirigentes.

Jantámos, convivemos e pernoitamos na nossa sede.

Domingo de manhã, dia 16, voltámos de novo para os locais de comércio onde terminámos esta fase e assim finalizámos este fim-de-semana.

Durante a semana, cada equipa teve a preocupação de avisar os estabelecimentos comerciais que lhe correspondiam a realizar uma compra no valor de 25 euros a cargo da Junta de Freguesia da Sertã. Inicia-se assim uma 2ª fase. 

Quarta-feira, dia 19, com prévio aviso de todas as superfícies comerciais participantes nesta campanha, recolhemos todos os caixotes. Realizámos esta recolha com a ajuda de todos os pioneiros onde cada um se encontrava perto de cada estabelecimento esperando que os Dirigentes João Teixeira e Vítor Lopes passassem de carrinha o que facilitava a acolha. Assim, começando às 17h30min, podemos terminar por volta das 20h deixando todos os contributos da população sertaginense na sede.

Nos dias seguintes, 20 e 21, procedemos à divisão e contagem de todos os alimentos que conseguimos obter a partir das 17h30 na nossa sede, podendo contar com um relevante número de Pioneiros e Chefes.

Neste último dia e ainda no dia precedente, 22, “Natal do Escuteiro” do nosso Agrupamento, possuindo a lista dos 70 agregados familiares e com a ajuda de todos os Pioneiros e Chefes presentes, preparámos os cabazes em sacos de plástico relativamente grandes e aproveitando também alguns caixotes de papelão utilizados durante a campanha. Em cada cabaz são colocadas as quantidades devidas de cada tipo de alimento tendo em conta uma divisão proporcional entre todos, o número de adultos e também crianças. A cada família é atribuído um número, já determinado na lista que nos é fornecida pela Junta de Freguesia e também pela Paróquia da Sertã, que ajuda na preparação de cada cabaz e na posterior distribuição às habitações.


Assim, após 2 noites de trabalho, no dia 23, domingo, pela manhã, reunimos Pioneiros, Chefes e Caminheiros para a distribuição. Foram utilizados aproximadamente 4 veículos, cada com um Chefe/Caminheiro e alguns Pioneiros. A distribuição é feita na vila e em muitos locais circunvizinhos da mesma. Aproveitando o conhecimento dos terrenos e estradas pelos nossos escuteiros mais velhos, o número considerável de automóveis e a boa disposição e vontade de todos, terminámos esta última e 3ª fase, por volta do meio-dia.

Deste modo, desejamos a todas as famílias umas Boas Festas, esperando que, pelo menos no Natal, possamos dar uma melhor noite a quem dela precisa e que provoquemos um sorriso de orgulho no rosto de tantos populares solidários.

Sem comentários: